Você está aqui

Gestão

Evento debate a gestão de crise em empresas familiares

 
O workshop Gestão de Crise, realizado pelo Sistema FIERGS, por meio do Conselho da Pequena e Média Indústria e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), abordou os impactos nas empresas familiares em períodos de turbulência econômica e de sucessão. “Buscar informações e conhecimento é um caminho importante para evitar ou minimizar as dificuldades. Esse evento busca oferecer algumas perspectivas e troca de experiências”, afirmou o coordenador do Grupo Temático de Governança Corporativa da entidade, César Rangel Codorniz, na abertura do evento, nesta quinta-feira (5).
 
De acordo com o diretor da Ricca & Associados e da Revista Empresa Familiar, Domingos Ricca, muitas novas oportunidades surgem a partir da reação dos empreendedores diante das adversidades. “A crise é como cada um a enxerga e se posiciona”, disse, citando os quatro pilares que as empresas familiares devem ter para garantir um futuro promissor: carisma/liderança, cultura e perseverança. “A falta de valores de governança corporativa põe em risco a sobrevivência do negócio”, alertou. Ele também destacou o papel da governança corporativa com “transparência, equidade, prestação de contas, respeito e responsabilidade, ética e boas práticas”. “A profissionalização e a sucessão são os caminhos para perpetuar um negócio em família”, concluiu.
 
A reestruturação e a recuperação judicial das empresas foram abordadas pelo sócio-fundador do MR&Z - Martins, Rillo e Zago Advogados Associados, Roberto Martins. Segundo ele, uma das dificuldades é a demora dos empresários em buscar o procedimento de recuperação judicial. Explicou que quando as empresas chegam nessa instância, “a situação já está muito complicada, com uma dilapidação patrimonial e atividade praticamente suspensa”. Conforme uma pesquisa do Instituto Nacional de Recuperação Empresarial (Inre), somente no primeiro semestre deste ano, foram 420 pedidos, em todo o País, contra 305 registrados no mesmo período do ano passado, uma alta de quase 40%. 
 
FOTO: Dudu Leal 
 
 
 
 
Tags: 

Veja mais

FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais