Você está aqui

Comércio Exterior

A indústria e as investigações antidumping foi o tema do workshop que reuniu, nesta terça-feira, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a FIERGS. Representantes das três entidades debateram a legislação sobre o tema (o dumping ocorre quando há venda de produtos de indústria externa a preços menores que o mercado interno do país de origem) e a CNI divulgou aos participantes a sua cartilha com informações a respeito do assunto.

A política comercial e as negociações internacionais foram debatidas, nessa terça-feira (5), por empresários, representantes de sindicatos industriais e especialistas, na sede da FIERGS. O objetivo foi destacar as propostas sobre o tema encaminhadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aos candidatos à Presidência da República.

Considerada a versão sul-americana da europeia CeBIT, a principal feira mundial do mercado de tecnologia da informação e comunicação, a quarta edição da Business IT

South America (BITS) ocorre entre os dias 13 e 15 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre.

O evento conta com pavilhão de exposição e diversas atividades paralelas, como a Global Conferences (congresso internacional com os principais temas e tendências do mercado para atualização profissional), e o

Empresas interessadas em ampliar negócios visando ao mercado externo participaram, nesta quinta-feira, do Encontro Rumo à Exportação, uma parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Além de acompanhar palestras com orientações sobre comércio exterior, as 123 empresas se reuniram na FIERGS em rodadas trading com 15 companhias que prestam assessoria em operações internacionais de compra e venda.

Pomover o debate e a troca de experiências sobre a nova realidade e seus desafios e fortalecer os sindicatos na promoção e na defesa da indústria foi o objetivo do seminário Inova Sindicato, realizado nesta quinta-feira e sexta-feira, no Hotel DeVille, em Porto Alegre. O evento foi

Há apenas um mês no Brasil, o embaixador da Tailândia, Pitchayaphant Charnumbhumidol, percorre diferentes Estados com a missão de buscar novos negócios e possíveis investidores para o país asiático. Nesta segunda-feira, o diplomata esteve na sede da FIERGS, onde manteve contato com o presidente da entidade, Heitor José Müller. "Procuramos identificar os setores potenciais de cada Estado, definindo as áreas prioritárias e as empresas locais para formar parcerias", disse ele, citando setores como plásticos, autopeças e couro.

Com aproximadamente 5 mil expositores de 65 países, a Feira de Hannover se encerra, nesta sexta-feira, com a expectativa de receber 180 mil visitantes, de cem países. Entre eles, 83 brasileiros de uma missão articulada pela FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS).

Vitrine do mundo em tecnologia industrial, a Feira de Hannover, entre os dias 7 e 11 de abril, terá uma missão

prospectiva realizada pela CNI, com a Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e articulada pela

FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS). A comitiva, que estará na Alemanha entre 5 e 13 de abril, conta com a participação de 83 brasileiros, dentre os quais 41 do Rio Grande do Sul. No total, são 42 empresas, sendo 25 gaúchas, e nove entidades e

instituições.

Uma delegação do Canadá, formada por representantes da iniciativa privada, de associações setoriais e de uma das maiores instituições de apoio à pesquisa na área oceânica, participou de encontro realizado pelo Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore (CCPGE) da FIERGS, nessa quarta-feira, na sede da entidade. A missão canadense tem como objetivo identificar áreas de interesse mútuo para estimular o comércio bilateral e intensificar ações conjuntas para a inovação e a ciência.

O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), do governo federal, foi apresentado nessa terça-feira (11), na sede da FIERGS. O diretor de Políticas de Comércio e Serviços, da Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, Maurício Lucena do Val, detalhou os procedimentos para os empresários gaúchos e representantes de entidades. O coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Müller, destacou a importância de se utilizar essa ferramenta.

Páginas

Subscrever RSS - Comércio Exterior