Você está aqui

Qualquer negócio está suscetível a passar por momentos turbulentos, pois isso faz parte do mercado e, em muitos casos, é reflexo da velocidade das transformações e da situação do país. Por isso, é importantíssimo apostar na inovação: ela pode trazer de volta a competitividade da organização.

Uma gestão eficiente vai em busca de alternativas inovadoras, que ajudem a superar os novos obstáculos e a garantir os resultados desejados para o negócio. Esta é uma forma de mostrar atualização e liderança, atributos muito bem-vistos pelo mercado.

Neste artigo, apresentaremos estratégias de inovações que também podem ser aplicadas em épocas de turbulência. Confira nossas sugestões!

Estude cenários e oportunidades

Pensar, estudar e procurar soluções é um exercício fundamental para o negócio. Nem toda ideia se transforma em inovação, mas é por meio dessas possibilidades que conseguimos encontrar saídas interessantes.

Para que isso aconteça, é importante promover um processo sistemático, que apresente o cenário atual e as oportunidades que podem surgir. É possível promover brainstormings, oferecer caixa de sugestões, entre outros processos, sempre com o objetivo de gerar ideias.

Com algumas informações em mãos, os gestores podem avaliar e analisar quais soluções trarão benefícios ao negócio. A oportunidade pode estar em diversos caminhos, como na redução dos preços, na oferta de um produto com alta demanda ou na reorganização dos processos internos.

Entenda o seu público

A inovação em momentos voláteis exige, de modo especial, que a empresa ouça a opinião do seu público. Por mais que diversas ideias inovadoras sejam aplicadas, elas só trarão o efeito desejado se atingirem o gosto e a necessidade dos clientes; portanto, é fundamental entender o que eles querem.

Ao compreender o que os clientes dizem, a empresa recebe informações que ajudam a direcionar as ações. Desse modo, o processo inovador não será apenas uma tentativa aleatória, mas uma estratégia organizada, que vai de acordo com o que o mercado precisa e com o que os consumidores desejam.

Tenha um plano de ação bem-estruturado

Outro ponto fundamental neste momento é ter um plano de ação bem-estruturado. Sendo assim, é essencial analisar cada aspecto antes de partir para a ação. Avalie suas metas e objetivos e veja se estão de acordo com a condição da empresa e do mercado, modificando elementos de acordo com o que for necessário.

O único modo de alcançar outro resultado é agir de forma diferente. Com o plano de ação ajustado de forma adequada, é possível correr atrás das oportunidades que o mercado oferece e alcançar os objetivos organizacionais estabelecidos.

Por isso, saiba o que deve ser feito com prioridade para alcançar os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Durante o processo, é importante acompanhar o desenvolvimento do plano e verificar se algo precisa ser substituído ou aperfeiçoado, visando sempre o melhor resultado.

Conte com uma equipe capacitada

O processo de inovação não acontece apenas na sala da gerência ou com os administradores do negócio. Ele engloba todos os profissionais da empresa, que podem ajudar de diferentes formas: com ideias, excelência no trabalho ou disposição. É importante envolver cada trabalhador e explicar a importância de suas habilidades e atividades nesse momento.

A liderança para inovação ajuda a inspirar todos os profissionais, que aprendem com os líderes o que deve ser feito de forma diferente. Por isso, é importante ter profissionais capacitados, que dominem suas áreas de atuação e que desempenhem funções de forma flexível, dando espaço para que a organização se adapte de acordo com as necessidades.

Invista na transformação digital

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e no ambiente corporativo. Portanto, é preciso investir na transformação digital e adaptar a empresa para ter sucesso nesse ambiente. Diversos recursos ajudam a trazer mais agilidade ao trabalho e reduzem custos, porém, a mudança não deve ser apenas estrutural, mas no pensamento.

A transformação digital pede uma readequação estratégica no uso da tecnologia pelas organizações. É fundamental ter compreensão plena sobre as modificações necessárias para buscar uma evolução real no negócio, que ajude a superar momentos de crises. Essas mudanças exigem novos padrões de pensamento que eliminem barreiras culturais, o que geralmente começa com a liderança.

Aposte na criatividade

Criatividade e inovação andam sempre em companhia, afinal, é muito difícil inovar sem ser criativo. Se o seu negócio está em uma situação de conflito ou decisão, vale a pena inserir novos elementos, como pessoas que não estão envolvidas diretamente na decisão.

Esses profissionais de fora do núcleo decisório podem trazer possibilidades e novas ideias com soluções simples, que muitas vezes não foram visualizadas pela equipe. A criatividade também pode ser “importada”. Isso acontece ao observar os concorrentes ou empresas de outros ramos, e entender o que eles estão fazendo para se destacar. Isso não significa copiar, mas algumas práticas podem ser inspiração para mudanças relevantes.

Busque por eficiência energética

A redução de custos também é um processo importante durante a instabilidade. Para isso, um caminho interessante é buscar por eficiência energética. Ela pode ser definida como a estratégia de otimizar o consumo de energia por meio de uma série de ações planejadas. O objetivo final é fazer mais com menos.

É importante ressaltar que a eficiência energética não serve somente para reduzir custos, mas também incentiva gestores e profissionais a encontrarem maneiras de otimizar a produção com os meios disponíveis. Desse modo, o movimento traz impactos diretos para a inovação dentro das organizações.

Isso permite que a empresa estude maneiras de reduzir o consumo de energia e consiga melhores resultados com menos gastos. O maior benefício está no aumento da produtividade, que será notado com as novas formas de agir.

 

Neste artigo, apresentamos como a inovação é fundamental para a sobrevivência do negócio também em momentos de crise. Seguindo as dicas apresentadas, você terá a garantia de um negócio mais sustentável e competitivo. Por isso, vale a pena buscar caminhos para inovar e conquistar resultados mais expressivos e confiáveis.

Quer incluir a cultura da inovação na sua empresa? Consulte as soluções do IEL/RS e desenvolva seu negócio.
Converse conosco: inovacaors@ielrs.org.br
 

sexta-feira, 22 de Outubro de 2021 - 9h09

Deixe um Comentário

1 + 2 =