Você está aqui

O sucesso de uma empresa depende de uma atuação de qualidade de todos que estão envolvidos nas diferentes etapas de trabalho. A organização que consegue integrar o estagiário recebe um estudante engajado e com muita vontade de fazer acontecer.

A troca de experiências é fundamental para desenvolver talentos, pois cada um aprende e se motiva com as habilidades dos colegas. Durante um estágio, isso se torna ainda mais relevante, pois esse contato ajudará a formar o perfil profissional do estagiário.

Pensando em contribuir para o processo, vamos mostrar a importância de investir na integração e os principais passos para integrar os estagiários à equipe. Confira!

Por que investir na integração do estagiário?

A integração do estagiário é fundamental para que o seu desempenho na empresa corresponda às expectativas. Diferentemente de profissionais experientes, os estagiários chegam, na maioria das vezes, sem nenhuma experiência profissional, o que exige um contato diferenciado.
Nesse sentido, é importante contribuir com o desenvolvimento das atividades do estagiário e trazer a experiência relacionada ao mercado de trabalho e à sua formação. O estagiário, embora não seja funcionário, é um colaborador e, portanto, deve ser sempre acompanhado pelo supervisor de estágio, que tem o papel de orientá-lo. Cabe ao supervisor apresentar a ele as funções do setor, os futuros colegas e as atividades a serem desenvolvidas.

No caso de atividades mais elementares, é preciso que o supervisor oriente o estagiário a tratá-las com seriedade: dentro da empresa todas as atividades são importantes e funcionam em cadeia. No caso de atividades mais complexas, os acompanhamentos e o compromisso com a realização das tarefas devem ser ainda maiores.

É importante ensinar como o trabalho deve ser feito e quais são as posturas que o estudante deve possuir no ambiente de trabalho. O aprendizado também envolve algumas soft skills: a maneira de se portar, de atender ao público, de se relacionar com os outros colegas, de observar hierarquias, de ser proativo. Esse acompanhamento na chegada é essencial para que o estagiário vista a camisa da organização e se sinta confortável para desempenhar suas atividades.

Quando o processo de integração é conduzido de forma eficiente, toda a empresa é beneficiada. Isso acontece porque o estagiário terá segurança para aplicar os seus conhecimentos, confiando no acompanhamento de profissionais experientes.

Do mesmo modo, a equipe saberá que pode contar com a ajuda dos estagiários em determinados processos. Essa também é uma forma de desenvolver a liderança em equipes, identificando os profissionais com perfis para cargos de comando.

Como integrar os estagiários com a equipe?

Depois de entender a importância da integração, é preciso saber como realizá-la. Confira algumas dicas!

Invista em um bom onboarding

Onboarding é um processo que tem como objetivo transformar a experiência de interação dos novos funcionários em um momento agradável. Ele envolve todos os setores da empresa, pois é nessa etapa que os profissionais recém-chegados conhecem a sua área de atuação e todos os departamentos da organização.

É preciso investir tempo e recursos para que esse processo ocorra de forma eficiente. Assim, na chegada dos estagiários, eles serão recebidos por todos os funcionários, terão uma visão geral sobre tudo que é feito na organização e conhecerão mais de perto as obrigações de seus setores.

Crie uma cultura de boas-vindas

Tão importante quanto as orientações aos estagiários é conversar com os profissionais que já fazem parte da empresa. É preciso criar uma cultura de boas-vindas, preparando os funcionários para receberem os novos contratados com atenção e paciência, facilitando a integração.

Grande parte do aprendizado nessa fase depende da relação com os funcionários que estão presentes nas suas atividades cotidianas. Por isso, é importante demonstrar a relevância da figura do estagiário, para que os profissionais tratem esses colegas da melhor maneira, facilitando a comunicação e a troca de informações.

Saiba como delegar tarefas

Para que o trabalho dos estagiários seja produtivo, é essencial saber delegar tarefas. A organização precisa deixar claro exatamente o que espera de cada participante do programa de estágio, ensinando qual é o seu papel no todo e como ele deve contribuir.

No início é interessante delegar tarefas simples, como afazeres rotineiros e que tenham ligação com conhecimentos acadêmicos, pois isso ajuda na adaptação com rotinas e prazos. Com o passar do tempo, é possível direcionar processos mais complexos, de acordo com a evolução do estagiário.

Incentive a participação em algumas decisões

Outra parte importante da integração é deixar que os estagiários participem de algumas decisões. Uma alternativa interessante é convidá-los para participar como observadores de reuniões simples, mostrando como elas funcionam. Depois de certo tempo, é possível incentivar que eles deem suas próprias opiniões.

Essa experiência é importante para que eles tenham uma visão mais abrangente sobre o funcionamento da organização. Desse modo, o engajamento tende a crescer, assim como a produtividade, beneficiando a empresa em diversos aspectos.

Realize eventos de integração

A integração deve acontecer normalmente na rotina da organização, mas alguns eventos podem facilitar essa interação entre quem já está na empresa e os que estão chegando.

Pode ser promovido um happy hourcoffee break ou quem sabe até uma festa de boas-vindas, mesmo que on-line, principalmente quando um grupo de estagiários é contratado. Esses momentos mais descontraídos ajudam os novatos a se sentirem à vontade, conhecendo os colegas de modo não apenas profissional, mas pessoal.

Como contratar bons estagiários?

A contratação de estagiário também influencia no sucesso da integração. Quando são contratados profissionais que têm uma cultura semelhante à praticada na empresa, a adaptação é mais rápida e eficiente. Por isso, confira dicas rápidas para acertar ao contratar!

Identifique as necessidades da empresa

O primeiro passo é identificar as necessidades da empresa. Não adianta contratar estagiários sem avaliar quais setores precisam do serviço e qual é o perfil mais indicado para suprir essa carência.

Verifique a qualificação

Depois de identificar as necessidades, é importante verificar se a qualificação do estagiário o capacita para atuar nessa área. Se você deseja alguém para contribuir no setor administrativo, é essencial que a pessoa esteja fazendo algum curso relacionado a essa função.

Confira o fit cultural

Outro ponto importante é descobrir se o estagiário tem o fit cultural com a sua organização. Isso significa entender se os valores, ideias e princípios estão de acordo com o propósito da empresa. Esse aspecto é fundamental para que a adaptação seja natural, além de evitar que o recém-contratado tenha características comportamentais que não combinam com sua equipe.

Neste artigo, mostramos que integrar o estagiário com a equipe da sua empresa é fundamental para que a contratação seja valiosa. Ao seguir essas dicas, é possível contar com estagiários produtivos e motivados, o que torna o trabalho mais eficiente. Portanto, vale a pena cuidar desse processo e garantir uma integração saudável dos novos contratados.

Gostou de conhecer mais sobre este assunto? Então entre em contato conosco e saiba como podemos contribuir com a sua organização! 
Confira os serviços do Estágio IEL

sexta-feira, 20 de Agosto de 2021 - 10h10

Deixe um Comentário

2 + 0 =