Você está aqui

A 13ª edição do Diálogos para o Futuro, evento promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi RS (IEL-RS), ocorreu no dia 28 de março de 2024, na Escola SESI, em Gravataí, e debateu, com pais e alunos, a “Educação além do Ensino Médio”.

O evento iniciou com o discurso da Gerente da Escola SESI Gravataí/RS, Graziela Bianca Visentin, que destacou a importância do SESI na educação dos jovens e o papel que a escola possui para a inserção deles no mercado de trabalho. A seguir, a Gerente de Operações do CFP Ney Damasceno Ferreira, do SENAI de Gravataí, Suzana Sartori, salientou que a entidade aborda, também, o desenvolvimento das soft skills, visando formar, além de um profissional técnico, um bom cidadão. A Gerente de Operações do IEL-RS, Bruna Luiza Hermes, mediadora do evento, também contribuiu com uma explanação, onde enfatizou a atuação do IEL-RS como agente integrador de estágios e o substancial papel que ele possui na construção da carreira de muitos jovens que já passaram por este programa. 

Com isso, a 13ª edição do Diálogos para o Futuro teve início. O painel teve como participantes: 

  • Letícia Idiart Lutz – Gerente de Recursos Humanos, SESMT e Segurança Patrimonial da Mundial S/A 
  • Isadora Urio Fernandes – Ex-aluna da Escola SESI Gravataí/RS 
  • Melissa Carabajal Costa – Professora da Escola SESI Gravataí/RS 
  • Sandro Santana – Pai de aluno da Escola SESI Gravataí/RS 
  • Bruna Luiza Hermes – Gerente de Operações do IEL-RS (mediadora) 

O debate teve início com Letícia Idiart Lutz, representante da Mundial S/A, evidenciando como a empresa atua na construção da carreira de seus colaboradores. Para Letícia, “a união do aprendizado técnico com a experiência do dia a dia de um estagiário pode proporcionar um crescimento pessoal e social do estudante, o que vai impactar, consequentemente, no seu crescimento profissional”. 

Isadora Fernandes, ex-aluna da Escola SESI Gravataí/RS, atualmente faz parte de uma das mentorias mais competitivas do Brasil para estudar em uma instituição estrangeira, o PREP Program, e contribuiu com a sua percepção. Para ela, o apoio da família é muito importante para que os jovens coloquem em prática todos aqueles sonhos planejados, uma vez que, na sua opinião, é desafiador ter que escolher uma profissão e fazer escolhas difíceis com tão pouca experiência de vida. Além disso, desenvolver outras habilidades que não sejam técnicas como, por exemplo, de liderança e empatia, é crucial para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. E é exatamente isso que o SESI Gravataí/RS proporcionou a ela. 

Para Melissa, professora da Escola SESI Gravataí/RS, os professores são fundamentais para auxiliar os jovens na escolha da carreira. Usando sua própria experiência de vida, ela afirmou que o jovem deve experimentar diferentes situações em seu dia a dia de modo a acumular a bagagem necessária para encontrar sua vocação e, assim, escolher uma profissão. Ela acredita que o jovem não saber se aquilo que está fazendo é o certo é normal, e não um problema. Csbe aos pais e aos professores orientá-lo para que ele consiga atingir suas metas de vida. 

Fechando o debate, Sandro Santana, pai de aluno da Escola SESI Gravataí/RS, ressaltou como conhecer o espaço da escola foi fundamental para matricular seu filho, Artur. Sandro conheceu a escola há cinco anos e, depois de tomar conhecimento da infraestrutura e de como a escola funcionava, pensou em matricular o filho quando ele chegasse na idade de Ensino Médio. Ele também relatou que a atitude das mães e dos pais é muito importante para o desenvolvimento pessoal dos filhos, já que os filhos se espelham no comportamento daqueles que os criam e que, portanto, pais e mães são exemplos a serem seguidos pelos jovens. Para ele, criar meios para facilitar a concretização dos sonhos dos filhos é a forma mais importante de apoio que os jovens podem ter dentro da família. 

Por fim, Fabiana da Silveira Buchs, psicóloga e analista técnica do IEL-RS, encerrou a noite com a dinâmica entre os pais e filhos presentes no evento. Ela falou sobre as grandes mudanças que ocorrem na vida dos estudantes, sobre as decisões que eles têm que tomar assim que encerram seu ciclo na escola e como isso impacta no futuro profissional de cada um deles. 

segunda-feira, 8 de Abril de 2024 - 16h16

Deixe um Comentário

2 + 12 =