Você está aqui

Inteligência Artificial nas empresas: como a revolução tecnológica afeta o segmento

    Em uma sociedade que recebe constantemente novos recursos tecnológicos, é fundamental conhecer essas ferramentas e saber utilizá-las no cotidiano empresarial. A Inteligência Artificial (IA) é uma dessas possibilidades e traz várias vantagens para as empresas.

    O bom aproveitamento desse recurso pode ser fundamental para o sucesso de um negócio. Para isso, é preciso mudar o mindset dos profissionais para "digital" para todos se conectarem e se encaixarem nessa transformação causada pelo avanço tecnológico.

    Neste artigo, vamos entender o que é a Inteligência Artificial e como ela pode ser utilizada nas empresas. Além disso, veremos qual é a relação dela com a Indústria 4.0 e os principais desafios da aplicação dessa tecnologia. Acompanhe a leitura!

    O que é Inteligência Artificial?

    A Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulam a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Ela é grandemente impulsionada pelo desenvolvimento da tecnologia, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados à IA.

    Essa é uma tecnologia com capacidade de realizar atividades no lugar dos seres humanos. Ela engloba softwares e sistemas desenvolvidos para se comportarem de forma inteligente, facilitando e agilizando vários processos industriais.

    Para que os resultados atinjam o potencial máximo, entretanto, a mudança de comportamento na empresa também precisa acontecer. É importante que os funcionários e gestores aprendam a se relacionar com essas ferramentas, produzindo uma interação saudável e produtiva.

    Como ela pode ser aplicada e quais são as vantagens para as empresas?

    Essa tecnologia impacta o nosso cotidiano, mas traz ainda mais mudanças para o ambiente empresarial. As diferentes formas de utilizá-la oferecem benefícios para as empresas, que precisam saber como inovar para ter sucesso em suas estratégias. Apresentamos as principais vantagens a seguir.

    Aumento da produtividade

    A IA ajuda a aumentar a produtividade de diversos cargos. Trabalhadores que aprendem a lidar com essas ferramentas terão muitas oportunidades, pois o crescimento dessa tecnologia deve ser maior nos próximos anos.

    Redução da chance de erros nos processos

    Os erros humanos também podem ser diminuídos, já que algumas atividades são repassadas para a IA a fim de diminuir essas ocorrências. Um uso comum é em vendas, ao enviar solicitações de estoque, analisar materiais específicos, entre outros processos.

    Automação dos processos

    A IA também contribui na automação dos processos, facilitando as atividades mais comuns e deixando os empregados livres para tarefas que demandam mais tempo e dedicação. Com o acesso facilitado aos dados, a tomada de decisões ainda é beneficiada, aperfeiçoando o papel dos gestores. Outro aspecto facilitado graças à automação dos processos é o teletrabalho, afinal, com etapas automatizadas, é mais fácil trabalhar a distância.

    Melhoria do relacionamento com o cliente

    A Inteligência Artificial permite que as empresas se antecipem aos clientes e ofereçam soluções na medida para cada situação. Além disso, o atendimento também pode ser personalizado e cada vez mais rápido, o que contribui na fidelização do consumidor.

    Qual é a relação da IA com a Indústria 4.0?

    A IA faz parte do que chamamos de Indústria 4.0, que pode ser entendida como a combinação de tecnologias digitais que têm o potencial de mudar a rotina de fábricas e outras empresas, assim como as outras revoluções industriais. A seguir, vamos conhecer as principais aplicações dessa tecnologia no mercado brasileiro.

    Gestão empresarial

    A aplicação da IA na gestão é o modo mais utilizado pelas empresas, pois ajuda a identificar os funcionários que estão sendo eficientes, assim como outros fatores importantes para os gestores. Esse tipo de tecnologia contribui na tomada de decisões, pois traz dados precisos sobre todos os processos da organização.

    Comunicação e atendimento

    A comunicação e o atendimento também utilizam a IA para otimizar os processos, principalmente por meio dos chatbots. Eles são capazes de conversar com as pessoas de forma programada, além de reconhecerem nomes e números de telefones, conseguindo reproduzir o comportamento humano.

    Essa solução pode ser integrada a outras ferramentas e bancos de dados, automatizando rotinas de cadastro, atualização e outras tarefas. De modo geral, esses serviços ficam mais ágeis e eficientes, o que melhora a experiência do cliente.

    Mecanismos de segurança

    A Inteligência Artificial também é utilizada nos mecanismos de segurança. Ela é útil para proteger as informações da empresa, identificando ataques com mais rapidez do que um humano. Além disso, cria formas de neutralizar os ciberataques.

    Marketing e vendas

    Outra aplicação muito comum da IA é nos setores de marketing e vendas. A personalização no atendimento ao consumidor é uma forma de atingi-lo de modo prático. A tecnologia "aprende" de maneira independente, interpretando os dados de forma eficiente e oferecendo os produtos e o atendimento para os clientes de modo personalizado.

    Quais são os desafios e barreiras das empresas com a IA?

    A Inteligência Artificial ainda é uma tecnologia que, para algumas organizações, pode parecer complexa, exigindo que a empresa supere determinados desafios para conquistar resultados positivos com essa solução. Conheça alguns deles!

    Integração entre as ferramentas

    Integrar Inteligência Artificial nos processos cotidianos pode ser uma preocupação para a organização, pois os trabalhadores não estão acostumados a utilizar essa tecnologia. Além disso, contar com a estrutura adequada também exige um investimento alto.

    Portanto, é necessário fazer a integração entre a IA e as plataformas que já estão na empresa, como ERPs ou CRMs, facilitando a adaptação e utilização da ferramenta.

    Aperfeiçoamento dos profissionais

    O trabalhador humano não é substituído pelas tecnologias. Ao contrário, a Inteligência Artificial oferece a oportunidade de facilitar e otimizar processos, combinando máquina e humano para aumentar a produtividade e o lucro.

    Por isso, é imprescindível que os profissionais se aperfeiçoem para que tenham capacidade de analisar máquinas com embasamento conceitual e prático.

    Neste artigo, vimos como a Inteligência Artificial traz benefícios para a indústria: redução de custos operacionais, inovação, eficiência, automação, segurança e agilidade. Tudo isso são soluções para ganhar vantagens competitivas.

    Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para compartilhar o artigo nas suas redes sociais e ajudar mais pessoas a entenderem a importância desse tema!


    Por Redator IEL
    quinta-feira, 30 de Abril de 2020 - 15h15

    Deixe um Comentário

    5 + 0 =