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A legislação trabalhista é um dos pilares fundamentais que regem as relações entre empregadores e empregados em qualquer sociedade.

Ao longo dos anos, ela passou por diversas transformações e adaptações para acompanhar as evoluções sociais e econômicas. Neste artigo, exploraremos as mudanças mais recentes na legislação trabalhista e seu impacto nas empresas, destacando as oportunidades e desafios que essas mudanças apresentam.

  1. Modernização das Relações de Trabalho: Nos últimos anos, vimos uma tendência crescente em direção à modernização das relações de trabalho, o que permite que empregadores e empregados negociem entre si os melhores termos para um contrato de trabalho. Permitindo também que as empresas ajustem suas equipes de acordo com suas necessidades, gerando maior eficiência operacional. Diante disso, é necessário estar atento às regulamentações, observando as disposições trabalhistas.
  2. Teletrabalho: O trabalho realizado fora das dependências das empresas vem ganhando mais espaço a cada dia. No Brasil, esta regulamentação foi estabelecida pela Modernização Trabalhista, que entrou em vigor em novembro de 2017. Essa lei modificou diversos aspectos das relações de trabalho, incluindo a definição e regulamentação do trabalho remoto, estabelecendo direitos e deveres para empregadores e empregados que adotam essa modalidade de trabalho. Embora o teletrabalho ofereça flexibilidade aos trabalhadores e reduza os custos de espaço físico para as empresas, também apresenta desafios de gestão, como a supervisão de empregados à distância, por isso, as empresas precisam desenvolver políticas claras de trabalho remoto a fim de evitar passivos trabalhistas.
  3. Impacto da Modernização Trabalhista na Terceirização: A terceirização trabalhista tem sido uma prática comum em muitas empresas, permitindo maior competitividade na atividade empresarial. Dessa forma, é importante que os gestores estejam atentos as regras trabalhistas, sabendo quais são suas obrigações e responsabilidades, tudo com o intuito de garantir maior segurança jurídica a relação de trabalho.

Diante disso, as empresas devem se concentrar na prevenção, investindo em políticas de recursos humanos sólidas, capacitação dos gestores e comunicação eficaz com os empregados.

O IEL-RS, em parceria com o Conselho de Relações do Trabalho (CONTRAB) da FIERGS, possui o curso de Práticas Preventivas de Gestão Trabalhista que visa capacitar profissionais para lidar com os desafios da legislação trabalhista no cotidiano corporativo.

Capacite-se e esteja preparado para enfrentar os desafios da legislação trabalhista!

Terça-feira, 19 de Março de 2024 - 9h09

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