Você está aqui

A propagação das tecnologias digitais tem obtido forte repercussão nos mais diversos setores. Podemos observar que as organizações de maior sucesso têm mostrado alta capacidade de adaptar-se às mudanças tecnológicas, introduzindo em seu negócio novos produtos ou serviços e, consequentemente, adquirindo vantagens competitivas no mercado. Esse processo de mudança nas organizações é conhecido como Transformação Digital.

Podemos defini-la no mundo dos negócios como um processo que engloba uma alteração de mentalidade no uso da tecnologia para melhorar e simplificar processos dentro de uma empresa. Pelo nome, pode até parecer algo grandioso e inacessível, mas, acredite, não é bem assim. E tem mais: ela pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.

Vale ressaltar que a Transformação Digital vai muito além da forma como a empresa se comunica com o público de forma online ou da utilização de ferramentas tecnológicas. Todas as suas áreas devem ser impactadas pela cultura digital, trazendo um novo olhar para a estrutura do negócio e para a cultura da empresa. E, a adaptação das organizações a esse novo cenário se faz necessária em termos de sobrevivência no dinamismo da digitalização.

Benefícios da Transformação Digital nas organizações:

  • Melhora a competitividade e a performance da empresa, que fica mais ágil, eficiente e produtiva;
  • Automatiza processos e diminui a burocratização;
  • A tomada de decisão passa a ser baseada em dados;
  • Torna setores mais integrados e colaborativos.

Algumas empresas ficam tão focadas em inovação e tecnologia que acabam se esquecendo de um ponto muito importante na implementação da transformação digital: ela não acontece sem pessoas. São elas que humanizam esse processo e fazem com que ele ocorra de maneira eficiente.

Mas, para que isso aconteça, é preciso criar um ecossistema que cause engajamento e motivação na equipe. E sabe como você pode fazer isso? Alinhando expectativas, traçando objetivos, acompanhando resultados e, claro, valorizando seus profissionais.

Palestras, espaço físico descontraído e dinâmicas não terão bons resultados se a estrutura organizacional não acompanhar o modelo mental idealizado. Mais do que um desafio tecnológico, o que está em jogo é a transição cultural e comportamental de toda a organização.

Confira algumas dicas que contribuem para a inserção do modelo na empresa:

  • Transformação digital não é só sobre tecnologia, mas também sobre mudança de mentalidade e comportamento;
  • Aproveite as tecnologias já existentes para desenvolver melhores soluções;
  • Invista em novas ferramentas que tragam melhorias nos processos, otimizem esforços e aumentem resultados, além de buscar soluções conectadas com o futuro;
  • Treine seus colaboradores e crie um ecossistema capaz de gerar engajamento e motivação mútua;
  •  Crie um ambiente que permita novas ideias e experimentação;
  • Mapeie, automatize e melhore seus processos;
  • Estude e arrisque novas possibilidades;
  • Gerencie e analise todos os dados necessários para gerar insights e direcionar sua estratégia;
  • Invista em pessoas e em tecnologia. Contrate ferramentas e cuide das pessoas.

A transformação digital é, também, uma mudança cultural que integra operações e pessoas em processos digitais e vice-versa. A tecnologia é utilizada como elemento-chave para melhorar o desempenho e os resultados organizacionais, mas as pessoas são os agentes transformadores.

 

Como essa mudança está acontecendo na sua empresa? Consulte as soluções do IEL/RS e desenvolva seu negócio.

Contato: inovacaors@ielrs.org.br

sexta-feira, 15 de Julho de 2022 - 15h15

Deixe um Comentário

2 + 1 =