Você está aqui

A Jornada 4.0 - Inovar com os pés no chão aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2021, durante a 30ª Mercopar, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS.

A iniciativa foi realizada pelo Conselho de Inovação e Tecnologia – CITEC da FIERGS e do IEL/RS, com o apoio da Rede RS Indústria 4.0 e do Sebrae RS. O evento busca a promoção de temáticas relacionadas à Indústria 4.0 e a demonstração de tecnologias habilitadoras através de Lives, Seminário, espaços de Exposição e muito mais!

Na edição de 2021, o desafio foi olhar para o futuro, mas com os pés no chão. Trazer os resultados iniciais que estão surgindo com a adesão das tecnologias habilitadoras nas indústrias, utilizando uma linguagem acessível aos diferentes portes de empresas. No cenário de mudanças e adaptações, é urgente entender como o assunto se torna mais aplicável na realidade das pequenas e médias indústrias. Inovar com os pés no chão é possível! 

A programação contemplou momentos de palestras, debates, mostras de cases e conteúdo técnico para iniciar uma conversa e evidenciar potenciais oportunidades para as Indústrias do RS. 


Confira como foi:

Espaço de palestras para discutir os desafios e os caminhos para uma indústria mais tecnológica, com apresentações de cases de empresas e instituições que já estão nesta caminhada e possuem aplicações de tecnologias em cenário real.

O seminário aconteceu no dia 06 de outubro de 2021, das 15h às 17h, no Auditório Futuro da 30ª Mercopar, na modalidade presencial e on-line (transmitido ao vivo pela plataforma da Mercopar e Youtube do IEL/RS).

Cronograma:

15h00 – Abertura com Daniel Martin Ely - Coordenador do CITEC, Diretor CIERGS, CTO e Vice-Presidente Executivo das Empresas Randon

15h10 – Palestra: EMBRAPII – apoio a projetos de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias 4.0

Palestrante: Carlos Eduardo Pereira – Diretor de Operações da EMBRAPII

A palestra trouxe o modelo EMBRAPII (um modelo próprio de investimento em projetos de PD&I), evidenciando projetos relacionados à "Indústria 4.0" e a nova parceria da EMBRAPII e Sebrae RS, que apoiam projetos entre pequenas e médias empresas e startups gaúchas no Estado. O convidado, Carlos Eduardo Pereira, Diretor de Operações da EMBRAPII, apresentou cases de sucesso do modelo da EMBRAPII, com destaque para os cooperativos entre empresas, além do programa Lab2Mkt.

15h40 – Palestra: Como antecipar falhas potenciais em máquinas industriais e evitar manutenção corretiva?

Palestrante: Caroline Menegat – Gerente de Suporte e Projetos na Dynamox

Case de sucesso de monitoramento sem fio em máquinas de indústria metalmecânica gaúcha.

16h10 – Painel: Célula 4.0 | Desafios da Integração de Tecnologias Habilitadoras para a Indústria 4.0

Palestrantes: Hernane Kaminski Cauduro – Diretor da Metal Work, Igor André Krakheche –  Coordenador de Serviços de Inovação e Tecnologia no Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica, e Fabiano Rath - Gerente de Operações no Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica

No encontro, os palestrantes apresentaram a Célula Demonstrador 4.0 e todas as etapas do processo do seu desenvolvimento, desde o lançamento do desafio pela Rede RS Indústria 4.0, até a integração dos 12 fornecedores de tecnologias habilitadoras para a Indústria 4.0, com a condução do SENAI/RS, que atuou no desenvolvimento de uma célula de montagem 4.0 completa. O painel ainda trouxe os detalhes das etapas e a sinergia entre os fornecedores, as dificuldades na integração das tecnologias, até o momento de atingir o cliente final.

16h30 – Debate

Mediador: Artur Roberto de Oliveira Gibbon - Presidente da Reginp - Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação

17h00 – Encerramento

Hora de aquecer os motores! São três transmissões ao vivo (lives) com uma prévia dos conteúdos e cases que estarão na Jornada 4.0. 

1º/09, às 11h: Live 1 | Bate-papo "Logística 4.0 - Transformação a Partir do Warehouse" 

Neste encontro on-line conhecemos uma solução com a aplicação de múltiplas tecnologias da indústria 4.0 capazes de trazer um grande impacto na produtividade. O case aplicou os conceitos das tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 em uma solução para movimentação em warehouse (depósitos), resultando em um aumento de 100% na produtividade desta indústria.
Convidado: Gustavo Baumgarten - Gerente Geral de Marketing da Pollux 
Mediador: Marcos Dillenburg - CEO da NOVUS


15/09, às 11h: Live 2 | Case EGII + IST Mecatrônica - Sistema de Rastreabilidade Indoor 

O bate-papo foi sobre Sistema de gestão de pátio com o emprego de tecnologias digitais de baixo custo. Falamos sobre as tecnologias que estão sendo empregadas, as vantagens estratégicas em utilizá-las e como elas podem beneficiar na adoção de sistemas de rastreabilidade com o emprego de tecnologias digitais e algoritmos de inteligência artificial. 
Convidado: Rodrigo de Freitas Westenhofer - CEO da PMETRIC System Ltda  
Mediador: Ubiratã Rezler - Diretor Executivo da Rezler


29/09, às 11h: Live 3 | Desafios da integração de tecnologias habilitadoras para a Indústria 4.0 

A 3ª Live do Aquece Jornada 4.0 trouxe um desafio proposto pela Rede RS 4.0 e conduzido pelo SENAI/RS, discutindo o que as empresas devem esperar na organização de fornecedores para o desenvolvimento de um projeto completo de indústria 4.0. Os convidados apresentaram diferentes pontos com base no desafio de desenvolver uma célula de montagem 4.0, conectando 12 empresas fornecedoras de tecnologias habilitadoras. Esta Célula Conceito da Indústria 4.0 estava exposta e funcionando no espaço da Jornada 4.0, durante a 30ª Mercopar.
Convidados: Néstor Ayala - Professor da UFRGS, codiretor do Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO-UFRGS) e Coordenador da Rede RS Indústria 4.0, e Igor André Krakheche – Supervisor de Educação e Tecnologia no Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica
Mediador: Fabiano Rath - Gerente de Operações no Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica

Ambiente pensado para as empresas exporem e demonstrarem seus produtos ou serviços vinculados às tecnologias habilitadoras 4.0. São oferecidos 13 espaços para exposição durante os três dias da 30ª Mercopar.

A Arena da Jornada 4.0 é uma oportunidade para demonstrar produtos e serviços e conversar com futuros clientes. É um ambiente físico exclusivo para os Expositores apresentarem ao público seus conteúdos, tecnologias, produtos, serviços e cases durante os três dias da 30ª Mercopar. A grade de programação conta com 10 horas disponíveis para palestras e apresentações (intervalos de 1h: 30’ palestra + 10’ higienização do espaço). Aproximadamente 42 expositores participar das edições de 2018, 2019 e 2020. 

A Jornada 4.0 trouxe um projeto inédito em conjunto com a Rede RS Indústria 4.0: a Célula 4.0. Uma reprodução em escala real de uma célula nos conceitos da Indústria 4.0, demonstrando na prática a aplicação de dez Tecnologias Habilitadoras através da integração de 12 fornecedores da Rede RS Indústria 4.0. O case desenvolvido é o de Montagem de válvula pneumática, da Metalwork. 

Jornada 40