FUTURO
Bem acima dos 50 pontos, valor limite estabelecido pela pesquisa entre o otimismo e o pessimismo, o Índice de Expectativas dos empresários para os próximos seis meses subiu em janeiro para 69,6 pontos (67,7 em dezembro). O índice aponta confiança elevada. Mais de sete em cada dez (74,4%) empresários estão otimistas com a economia brasileira. Essa foi a quarta alta seguida e a sexta em sete meses (9,9 pontos). Neste mesmo período, o Índice de Expectativas com relação à economia brasileira cresceu 12,4 pontos, marcando 69, em janeiro (foi 67,3 em dezembro), pontuação que chega a 70,1 quando se trata do Índice de Expectativas sobre a empresa (67,9 no mês anterior).
Na avaliação da FIERGS, os primeiros sinais da indústria gaúcha para 2020 são positivos, e tanto as condições atuais quanto as expectativas continuam bastante favoráveis e compatíveis com um quadro de retomada neste primeiro semestre, a despeito da ausência de resultados concretos, como a atividade industrial, que mostra clara tendência de queda nos últimos meses.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 17 de janeiro com 204 empresas, sendo 37 pequenas, 68 médias e 99 grandes. Acompanhe aqui o resultado completo, bem como a série histórica e a metodologia.