Você está aqui

Diálogos para o Futuro debate “Educação além do Ensino Médio”

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) promoveu na última semana a 13ª edição do Diálogos para o Futuro, na Escola Sesi de Gravataí/RS, e abordou com pais e alunos o tema “Educação além do Ensino Médio”. O evento contou com a participação da gerente de Recursos Humanos da Mundial, Letícia Lutz, da ex-aluna da Escola Sesi de Gravataí Isadora Urio Fernandes, da professora da escola Melissa Carabajal Costa e do pai de aluno Sandro Santana, com mediação da gerente de operações do IEL, Bruna Hermes.

 Os painelistas abordaram a importância de estimular não só o aprendizado técnico mas também outras habilidades.  Letícia Lutz destacou que a união do aprendizado técnico com a experiência do dia a dia de um estagiário “pode proporcionar um crescimento pessoal e social do estudante, o que vai impactar, consequentemente, no seu crescimento profissional”. Já Isadora, ressaltou que desenvolver outras habilidades que não sejam técnicas como, por exemplo, de liderança e empatia, é crucial para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

A professora Melissa falou do momento de escolha da carreira. Usando sua própria experiência de vida, ela afirmou que “o jovem deve experimentar diferentes situações em seu dia a dia de modo a acumular a bagagem necessária para encontrar sua vocação e, assim, escolher uma profissão”. Santana destacou que a atitude das mães e dos pais é muito importante para o desenvolvimento pessoal dos filhos, já que “os filhos se espelham no comportamento daqueles que os criam e que, portanto, pais e mães são exemplos a serem seguidos pelos jovens”. Para ele, criar meios para facilitar a concretização dos sonhos dos filhos é a forma mais importante de apoio que os jovens podem ter dentro da família.

Publicado sexta-feira, 5 de Abril de 2024 - 15h15
06/06/2024
Oportunidades