Você está aqui

IEL Lab impulsiona jovens empreendedores de escolas públicas que se destacaram no South Summit 2023

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, localizada em Campo Bom, destacaram-se ao vencerem o HackaTchê na edição de 2023, uma competição de inovação promovida pela rede estadual do Rio Grande do Sul. A solução chamou a atenção das gerências de Saúde Mental e Serviços Digitais do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), que se prontificaram a colaborar com o projeto. Em novembro do mesmo ano, o Sesi entregou o protótipo do aplicativo concebido pelos estudantes. A partir desse marco, o IEL-RS, através do Programa IEL Lab, assumiu o acompanhamento dos jovens empreendedores, oferecendo mentorias focadas no aspecto deem negócios.

Foram realizados 11 encontros,  incluindo a definição da identidade do negócio, validação do protótipo, propósito empresarial, construção da marca, avaliação das habilidades do time, implementação do protótipo, aprimoramento do discurso de apresentação (pitch), questões legais relacionadas ao empreendimento e estratégias de captação de recursos. 
Além das mentorias, está prevista a participação dos estudantes em uma banca de avaliação, ainda neste mês de março, para colocarem em prática os conhecimentos adquiridos.

Segundo os alunos, o projeto teve origem em 2022, quando perceberam a carência de recursos para que os jovens pudessem discutir abertamente problemas de saúde mental. Foi então que surgiu a ideia de desenvolver uma plataforma que permitisse aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental enviar mensagens anônimas, as quais seriam encaminhadas a um profissional capacitado para oferecer suporte adequado, como direcioná-los a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Publicado sexta-feira, 15 de Março de 2024 - 16h16
06/06/2024
Oportunidades