Esse estande na Mercopar integra uma iniciativa chamada Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0. A ação envolveu 22 indústrias gaúchas que já participaram o programa Brasil Mais Produtivo (B+P), também indutor estratégico da Rede RS Indústria 4.0. “Todas as indústrias que estão aqui vieram de uma ação do B+P. Elas foram convidadas por já terem recebido a entrega de uma equipe do Senai relacionada à manufatura enxuta ou à eficiência energética, que são duas frentes do programa”, destaca coordenador do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, de Caxias do Sul, Rafael Granoski.
Para realizar o diagnóstico das indústrias, foram percorridas algumas etapas prévias, como o diagnóstico de maturidade e metodologia do Senai, agendas síncronas com as empresas para coleta de dados, visitas de campo e aproximação entre fornecedores e indústrias. “Avaliamos internamente cada empresa, medindo sua maturidade em relação às tecnologias da Indústria 4.0. Identificamos as lacunas e, com base nas soluções disponíveis, elaboramos roadmaps para suprir essas demandas”, explica o coordenador do Senai.
Durante a Mercopar, as empresas participantes receberão seus diagnósticos e poderão conhecer as tecnologias disponíveis na Rede RS Indústria 4.0, com oportunidades de negócios.
SOBRE A REDE INDÚSTRIA 4.0
A Rede RS Indústria 4.0 é uma iniciativa colaborativa que reúne 49 entidades representativas do Rio Grande do Sul, com o objetivo de fomentar a transformação digital e a adoção de tecnologias da Indústria 4.0 nas empresas gaúchas. A rede atua como articuladora entre indústrias, fornecedores de tecnologia, instituições de pesquisa e desenvolvimento e políticas públicas, promovendo ações concretas para o avanço da competitividade industrial.





