Para Luiz Carlos Bohn, todos os holofotes apontam na direção de Caxias do Sul em cada edição da Mercopar, o que aumenta as expectativas sobre as inovações que serão apresentadas, as novas parcerias que serão firmadas e, principalmente, os negócios que serão gerados. “A feira é resultado da sinergia entre duas das principais instituições representativas do estado, o Sebrae RS e o Sistema FIERGS, e é um dos exemplos mais concretos de união de competências que encontra na serra gaúcha um dos mais efervescentes polos do país, que a permite crescer de forma sustentável ano após ano”, analisou.
Bohn ressaltou que a feira se mostra “pujante e viva” como sempre, com foco na inovação e sempre atenta ao fomento de novos negócios para impulsionar a competitividade entre as empresas e, assim, fortalecer todo o ecossistema econômico de que faz parte. “Peça-chave de seu sucesso recorrente, o conteúdo técnico é um atrativo à parte. É ele que garante que quem participa da feira deixa o evento necessariamente mais qualificado e com novos horizontes para serem alcançados logo adiante, de forma prática. Iniciativas dessa natureza nos enchem de ânimo pelas oportunidades que oferecem. Traçamos este caminho cientes do nosso potencial e com a convicção de que superar desafios faz parte do nosso DNA empreendedor”, afirmou, em sua mensagem em vídeo.
Décio Lima, por sua vez, destacou o papel da Mercopar como motor da nova economia industrial e da democratização da inovação. “Além do tamanho daquilo que ela produz e da integração da cadeia produtiva do Rio Grande do Sul, dentro dessa visão revolucionária que é o processo de inovação e da inteligência artificial e dos acontecimentos que estão revolucionando a economia do mundo, ela tem um conceito humano que precisamos aqui expressar com muita clareza. A feira é aquilo que todos nós precisamos ter nesse momento desafiador para nosso país, o que eu resumiria em uma frase que tenho produzido: ‘quanto mais abelha, mais mel”, afirmou.
Segundo ele, isso significa que aqueles que produzem os processos de forma unida já estão representando o futuro no momento atual, trazendo resultados superiores para a economia brasileira. “Mais do que isso, como disse o querido Claudio Bier, é também uma expressão da resiliência daquilo que é o próprio povo do Rio Grande do Sul. Estar aqui é ver, olhar e sentir o que que significa a resiliência do povo brasileiro, dos queridos irmãos do Rio Grande do Sul, que nunca desistiram”, afirmou.
José Zeferino Pedrozo reforçou o compromisso do Sebrae com o empreendedorismo e a inovação como pilares para o crescimento sustentável do país. E o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, destacou a importância estratégica da feira para o desenvolvimento regional e nacional, especialmente no fortalecimento das cadeias produtivas e na geração de empregos. Ele ressaltou a importância do Rio Grande do Sul, citando o estado como um dos maiores inovadores do país.





