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Panambi e Sesi-RS tem parceria pela educação

Educação

No último final de semana, os 392 professores da rede municipal de ensino de Panambi participaram da quarta e última capacitação realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) na cidade. A iniciativa integra a parceria realizada com a Associação Comercial e Industrial de Panambi e a Prefeitura Municipal e tem como objetivo fortalecer a educação básica local, com uma reestruturação em consonância com as necessidades do município e com a nova base curricular na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.  A ideia partiu dos empresários da cidade, preocupados com o ensino e a formação dos cidadãos de Panambi. “Víamos uma defasagem no ensino, pois quando o indivíduo chegava para trabalhar na indústria, não estava preparado em coisas básicas como matemática, física e língua portuguesa”, conta  Angelin Adams, CEO da Brunning  Tecnometal. “Resolvemos buscar algumas iniciativas para tentar mudar isto. Foi quando conhecemos a Escola do Sesi de Sapucaia do Sul”, destaca. Após algumas conversas entre os empresários, liderados por Adams, e a prefeitura realizou uma aproximação com o Sesi-RS. “Achamos o projeto do Sesi interessante e buscamos uma forma de passar isto para a rede de ensino municipal”.

O prefeito Daniel Hinah explica que o trabalho do Sesi-RS é rediscutir o currículo escolar. “Nossa intenção é em dez anos ter uma educação de referência. Sou educador também e sei que a mudança se dá pela educação”, ressalta o prefeito. “Queremos uma mudança visando também ao empreendedorismo”, destaca. A secretária de Educação do município, Marlise Rodrigues, explica que a modernização da indústria, com automação, requer um trabalhador com mais conhecimento. “Esta parceria busca melhorias na educação, visando a um egresso da escola mais preparado e com potencial mais elevado, contribuindo assim para a evolução do próprio profissional, independentemente de onde estiver inserido”, ressalta. Panambi conta com dez escolas de Educação Infantil e dez escolas de Ensino Fundamental que atingem no total 4.478 crianças. Este número representa 65% das matrículas totais no município

O Sesi-RS discutindo as bases curriculares e metodológicas do trabalho docente juntamente com a Secretaria Municipal de Educação da cidade e os professores nas áreas de Educação Infantil, Alfabetização, Anos Iniciais e Anos Finais (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza)  que terá duração de 2 anos. A primeira etapa de discussão com professores sobre o desenho curricular foi realizada de agosto até o último sábado (10). Em dezembro será entregue o documento produzido a partir dos encontros com os professores e  no inicio do ano letivo de 2019, os  cadernos referenciais que servirão de base para o planejamento das ações didáticas desenvolvidas junto aos alunos da rede  ensino municipal. “A metodologia é baseada na formação do cidadão de forma integral, buscando promover a reflexão e a solução de problemas no contexto em que vivemos”, explica a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier. “Buscamos uma abordagem que considere o raciocínio lógico sem esquecer a importância do desenvolvimento da sensibilidade. Tudo isto dentro do mundo que os rodeia. Enfatizamos as conexões entre o que eles aprendem na escola e suas atividades cotidianas e, mais tarde, no trabalho”, destaca Sônia.