Presidente da FIERGS, Claudio Bier (C), esteve presente na posse de Marcelo Thomaz Domingues (D), que substitui Claudio Roberto Emanuelli Vieira (E)
Foto: Sergio Ellwanger
A nova diretoria do Sindicato das Indústrias do Mobiliário, Construção e Olarias de Cachoeira do Sul (Simco) assumiu oficialmente na noite de terça-feira, em cerimônia na sede da Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços (Cacisc). O empresário Marcelo Thomaz Domingues substitui Claudio Roberto Emanuelli Vieira, que esteve à frente da entidade por 18 anos, somando seis mandatos consecutivos. O evento contou com a presença do presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, que oficializou a posse e destacou a importância do sindicato na articulação do setor industrial regional.
"As indústrias representadas pelo Simco foram fundamentais no processo de reerguimento do Estado após as enchentes de 2024. E um dos pilares da gestão sob meu comando é o da Reconstrução da Indústria. Para isso, o Sistema FIERGS desenvolve ações que contribuem para auxiliar empresas a retornarem ainda mais fortes do que antes. Nesse ponto, o apoio dos sindicatos é decisivo. Temos mais de 52 mil indústrias atuantes no Rio Grande do Sul, e a Federação conta com 107 sindicatos filiados. São eles que tornam a FIERGS grande, e é para eles que trabalhamos”, ressaltou Bier em seu discurso.
Thomaz informou que seu principal desafio será transformar o Simco em um agente ativo nas decisões estratégicas que envolvem os segmentos representados. “Queremos deixar de ser observadores para nos tornarmos participantes das transformações que impactam nossas indústrias”, declarou.
O novo presidente detalhou os quatro pilares que nortearão sua gestão: fortalecimento da representatividade institucional, incentivo ao desenvolvimento e modernização das empresas, ampliação da comunicação e visibilidade do sindicato, e aprimoramento da governança interna. “Para alcançar esses objetivos, vemos como muito importante a contribuição do Sistema FIERGS, incluindo a Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), com o portfólio de serviços divulgado recentemente, por exemplo”, acredita.
A posse também marcou a assinatura de um termo de cooperação entre o Simco, a prefeitura de Cachoeira do Sul e o Senai-RS. O acordo prevê a oferta de cursos de capacitação voltados à construção civil da região. A expectativa é expandir futuramente a iniciativa para os demais setores atendidos pelo sindicato. Atualmente, o Simco tem cerca 40 associadas do mobiliário, construção e olarias da região, que participam de forma ativa da entidade. Segundo Thomaz, a meta é ampliar esse número. “Há muitas indústrias que ainda não fazem parte da entidade, e queremos mudar isso”, afirmou.