Você está aqui

Inovação e educação executiva são os destaques do IEL

Em 2023, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) passou por uma reestruturação a fim de melhor exercer seu papel no fortalecimento da indústria no Rio Grande do Sul. “Formamos e promovemos conhecimentos para lideranças, capacitamos profissionais e empresas com práticas de inovação e integramos talentos para impulsionar a indústria gaúcha”, diz o superintendente do IEL-RS, Carlos Zuanazzi, destacando que esta é a missão do instituto. Assim, as atividades, programas e projetos estão organizados em três áreas: Estágio e Talentos, Liderança e Educação e Inovação e Dados. Em 2023, o IEL-RS atendeu 2.674 empresas, capacitou 598 profissionais, atendeu 868 estagiários.

Algumas atividades mereceram destaque. Entre elas, o programa Educação e Aprendizagem Continuada, realizado de forma piloto neste ano e que foi criado como um modelo continuado de aprendizado em rede, com compartilhamento de conteúdo e conhecimentos entre lideranças convidadas, especialistas, empresários e sucessores de empresas industriais. A intenção desta edição piloto foi preparar gerações de líderes em competências críticas, para perpetuar negócios locais, fomentando uma cultura de sucessão e governança, inovação e sustentabilidade. Os 32 líderes executivos atendidos pertencem a 16 diferentes ramos industriais, distribuídos em 19 cidades e totalizando 30 empresas atendidas. Em 2024, deverá ser realizada a primeira edição, com os aprendizados e soluções da edição piloto.

O 9º Fórum IEL de Inovação buscou levar novidades aos participantes, a fim de impulsionar os negócios por meio da competitividade e do associativismo. O evento, que teve mediação do jornalista Thassius Veloso, juntamente com a Lia, apresentadora feita com Inteligência Artificial aliando robótica e computação gráfica, explorou tendências e práticas que podem ser replicadas nas empresas gaúchas. Com um público de 345 participantes, sendo 185 empresas e sindicatos, o sucesso do evento já garantiu a 10ª edição, que será realizada em 8 de agosto de 2024.

O 1º Talentos para Inovação, realizado no Instituto Caldeira, também foi lembrado em 2023. O painel teve a participação de especialistas em inovação e trouxe questões como competências para inovar, os desafios do percurso do pesquisador e as oportunidades em editais e na indústria. “O novo edital de bolsas será uma das novidades da área em 2024, assim como em Estágios IEL que terá maior foco no desenvolvimento dos estagiários, conforme Zuanazzi.

O IV Encontro Nacional de Jovens Industriais, organizado pelo IEL-RS no final de outubro buscou contribuir com um cenário em que as novas gerações estejam preparadas para enfrentar os desafios e conduzir as empresas e as entidades industriais em direção ao sucesso. Com a participação de dez federações de indústrias, o evento teve 106 participantes de 90 empresas.

O superintendente do IEL-RS ainda lembra do trabalho desenvolvido em parceria com o Conselho de Relações do Trabalho da FIERGS (Contrab) como o Curso de Preposto, que teve sua quarta edição, e a de Práticas Preventivas de Gestão Trabalhista. Já com o Conselho de Futuras Lideranças (Conlider), o Ciclo de Formação de Lideranças teve sua edição de forma online com 56 participantes.

O IEL LAB, dentro de suas vertentes, recebeu premiação do MATE Awards, promovido pela Associação Gaúcha de Startups (AGS) e SebraeX, como melhor laboratório privado.  O programa entregou quatro provas de conceito e mais de 140 horas de consultoria para indústrias (venture builder e jurídicas), capacitou 20 profissionais, no Desbravando Startups e realizou Missão Startup Summit SC com dez empresários gaúchos.

Publicado sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023 - 12h12
06/06/2024
Oportunidades