Você está aqui

Tecnologia da informação é o motor da transformação

O primeiro webinar do Programa de Educação Executiva, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) em parceria com a Insper,  na quinta-feira, abordou o novo comportamento do consumidor. O coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Insper, Sílvio Laban Neto, destacou que a tecnologia da informação é o motor desta transformação. “As mudanças que já estavam acontecendo foram aceleradas por este momento de pandemia e distanciamento social”, disse ele, destacando que o e-commerce veio para ficar. Conforme ele, a maioria das empresas está digitalizando aspectos de distribuição, produtos e ecossistemas.  “Mas não é só tecnologia, houve um aumento da procura por saúde, consumo consciente e produtos locais nestes seis meses”, comentou. Neste sentido, o engajamento social das empresas foi outro aspecto frisado por ele. “Houve uma valorização do consumidor para marcas que demonstram solidariedade, engajamento com causas sociais e com a sustentabilidade”, disse Laban. “O que o consumidor está buscando e sua experiência deve ser levada em consideração”, ressaltou. “Muitas empresas estão se juntando a outras para se aproximar dos clientes”, relatou. Laban falou ainda que a tendência é a indústria se aproximar do consumidor de forma mais direta. “É a expansão dos limites das empresas e o encurtamento da distância até o cliente”, falou.

O evento foi o primeiro de três webinares gratuitos que serão realizados pelo IEL para debater tendências contando com a experiência prática de especialistas convidados. No dia 24, o Impacto da Covid19 na cadeia de suprimentos e preparação para novas demandas será o tema do especialista na gestão de programas de transformação, desenvolvimento estratégico e reestruturação de negócios,  Luiz Vieira. Com mais de 20 anos de experiência em setores como automotivo, indústrias de base, infraestrutura e operadores logísticos, agronegócio e produtos de consumo, na América Latina, ele vai falar sobre a integração e coordenação com outros agentes da cadeia de suprimentos, abrangendo a gestão de três elementos principais - estoques, transportes e sourcing - das organizações. Nesse webinar,  serão debatidos os  efeitos da pandemia e de seus cenários de recuperação nesta cadeia: investimentos na capacidade de reação a mudanças relevantes na demanda e comportamento do consumidor; desafios de colaboração entre agentes e aceleração da transformação digital dos negócios.

O terceiro webinar será Produtividade e eficiência em custos na indústria, com Eduardo Pozzi, em 1º de outubro. Pozzi é doutor em Administração pela Universidade de São Paulo e atua como consultor na Área de Avaliação de Investimentos e Avaliação de Empresas (Valuation) e Modelagem de Risco de Crédito. Ele vai falar sobre o cenário de restrição de recursos e o desafio de aumento de produtividade e gestão eficiente de custos para gestores e empresários. Serão abordados: estrutura de um programa de produtividade, visão das principais ferramentas e processos voltados à produtividade, vantagens de um processo estruturado versus ações pontuais e a importância de iniciativas de sustentação do processo e criação de uma cultura de produtividade.

Informações e inscrições, acessar a agenda de eventos do IEL neste link.

Publicado sexta-feira, 18 de Setembro de 2020 - 14h14
23/10/2020
Educação Empresarial
02/10/2020
Educação Empresarial
25/09/2020
Educação Empresarial